​Depressão e ansiedade são doenças relacionadas à saúde mental e que a cada ano, aumentam os números de diagnósticos no mundo todo. 

 

Doenças silenciosas, que inicialmente apresentam poucos sintomas, muitas vezes confundidos com um sentimento esporádico, é assim que a depressão e ansiedade se manifestam. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 320 milhões de pessoas no mundo que sofrem de transtornos mentais, sendo que o maior número de casos acontecem com as mulheres. 

 

O dado é alarmante e cada vez mais a sociedade precisa promover debates como uma das forma de prevenção e quebra de tabu. Entre as classes sociais que mais sofrem com isso, além das mulheres, também estão pessoas com doenças físicas, em situação de pobreza, desempregadas e também, pessoas que possuem vícios como drogas e álcool. 

 

Os riscos do alcoolismo

Visto como forma de refúgio, o álcool muitas vezes é usado, como forma de não viver certos momentos e realidade, uma vez que ele muda as formas de percepções. Segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, pessoas que sofrem com o alcoolismo encontram dificuldade de reconhecer certas emoções. 

 

Emoções como tristeza, alegria, momentos de surpresa e nojo, ganham outro discernimento quando se é alcoólatra, justamente pelo fato de que o alcoolismo retarda o entendimento de reações e situações em que a inteligência emocional é necessária. 

 

Depressão e Ansiedade
O álcool provoca alterações químicas no cérebro que podem deprimir, por isso, o consumo constante de bebidas alcoólicas são como uma espécie de gatilho que podem levar a problemas de saúde mental. 

 

Falta de sono, cansaço excessivo e constante, desânimo, falta de humor e isolamento são alguns dos sintomas mais comuns na depressão. Seu diagnóstico é através de análise médica, assim como a recomendação do tratamento adequado. 

 

Com a ansiedade, tensão, agonia, pânico, medo e inquietação de pernas e braços são sintomas comuns que precisam de atenção. 

Precisa de ajuda?