Realizar exames preventivos periodicamente é essencial para que estejamos sempre cientes da atual condição da nossa saúde.

Com os os rins não é diferente! Este órgão tão importante para o funcionamento do nosso organismo também precisa de uma atenção especial na hora dos exames. Muitos não sabem, mas as doenças que atingem esse órgão, a maioria das vezes são silenciosas.

Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) revelam que 1 a cada 10 brasileiros tem problemas nos rins.

Por isso, é muito importante ficar atento aos sinais que indicam problemas nos rins. alguns deles são:

1 – Alterações na urina: sangue na urina, incontinência, vontade de urinar várias vezes durante a madrugada, urina com espuma, mal cheiro, podem sinalizar algum problema renal.

2 – Anemia: um sinal bastante sério de que os rins não andam bem é a anemia. São eles os órgãos responsáveis por estimular a medula óssea a produzir os glóbulos.

3 – Dores nas costas: Nestes casos a dor costuma ser intensa e tende a vir acompanhada de outros sintomas, como as dificuldades para urinar e a sensação de ardor.

4 – Cansaço excessivo: quando os rins não estão desempenhando bem suas funções, o sangue acaba tendo grande dificuldade para transportar o oxigênio até as células do corpo, isso acaba gerando fadiga.

5 – Edemas: corpo inchado pode ser um sinal de que os rins estão com problema. Isso se deve à retenção de líquidos que fica mais evidente nos pés e nos tornozelos.

Um exame importantíssimo no processo de diagnóstico de problemas no rim é o Ultrassom das Vias Urinárias. Ele avalia e diagnostica alterações no aparelho urinário, formado pelos rins, ureteres, uretra e bexiga.

Diagnóstico preciso, seguro e com tecnologia de ponta para os seus rins, você encontra aqui, no CEUS.

Precisa de ajuda?