A gente ouve muitas coisas por aí sobre a câncer de próstata, mas algumas não são verdades. Por isso, resolvemos compartilhar com você alguns mitos sobre esse assunto.
1 – O câncer de próstata afeta apenas homens idosos.
O câncer de próstata é mais comum com o aumento da idade, no entanto, homens de todas as idades devem ficar atentos aos fatores de risco pessoais e conversar com seus médicos para a realização de exames que permitam a detecção precoce da doença.
Aproximadamente 62% dos casos de câncer de próstata diagnosticados no mundo são feitos em homens com 65 anos ou mais.
2 – O câncer de próstata é um câncer de crescimento lento, por isso não devo me preocupar.
Existem diferentes tipos de câncer de próstata, alguns de crescimento muito lento e outros mais agressivos. Uma vez confirmado o diagnóstico de câncer na próstata pelo patologista, o médico tem condições de caracterizar o potencial de agressividade do tumor e indicar o melhor tratamento com base em vários fatores, incluindo a idade do paciente e seu estado de saúde geral.
3 – O aumento do tamanho da próstata é um sinal de câncer
O aumento da próstata e o câncer de próstata são coisas diferentes. Os sinais e sintomas do aumento do tamanho da glândula incluem dificuldade de esvaziar completamente a bexiga, necessidade frequente de urinar durante a noite e incontinência urinária. O aumento da próstata acontece com a maioria dos homens à medida que envelhecem e esta condição não aumenta o risco de câncer de próstata.
O exame ultrassonográfico é usado para detectar o câncer de próstata e outras doenças e alterações na região protástica.
⠀
Realizar esse exame é querer se prevenir de qualquer doença que envolva essa região.
Fonte: Instituto Oncoguia